Dermoabrasão

É um procedimento cirúrgico no qual o cirurgião dermatológico remove ou lixa a pele utilizando um instrumento abrasivo rotatório com ponteiras diamantadas ou lixas d’água, melhorando a superfície da pele e proporcionando uma aparência mais lisa.

Atualmente a dermoabrasão possui ampla utilidade na área dermatológica, sendo indicada para o tratamento de cicatrizes resultantes da acne, catapora, e acidentes, além de apresentar bons resultados terapêuticos em estrias. Outras indicações menos freqüentes de uso seriam para a remoção de tatuagens, manchas senis e demais alterações causadas pelo dano solar crônico, como rugas profundas e algumas lesões pré-cancerosas.

A dermoabrasão pode ser feita no consultório ou no hospital. Inicialmente, a região a ser tratada é totalmente limpa com um agente antisséptico, e em seguida é feita anestesia infiltrativa local. O procedimento consiste na utilização de instrumento rotativo de alta velocidade, onde são acopladas ponteiras diamantadas ou de aço de poucos diâmetros, que promovem o lixamento e a remoção das camadas superiores da pele e melhora as suas irregularidades superficiais.

O período de recuperação da pele varia de 10 a 30 dias, de acordo com a técnica utilizada e a indicação clínica, e medicações tópicas ou orais com ação cicatrizante, antiinflamatória e antibiótica são geralmente utilizadas no período de recuperação da pele.