Blefaroplastia

Blefaro significa pálpebra, blefaroplastia é uma cirurgia plástica ou estética das pálpebras que tem por finalidade remover o excesso e pele e bolsas de gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores.

Essas alterações nas pálpebras, além do envelhecimento natural, podem ser aceleradas pela perda súbita de peso, processos alérgicos, alterações oftalmológicas e até problemas tireoidianos.

Na blefaroplastia superior, remove-se, do centro de cada pálpebra superior, uma dobra horizontal de pele, deixando a cicatriz escondida quando a pálpebra está aberta.

Na blefaroplastia inferior, a incisão é feita logo abaixo e paralelamente aos cílios. Com isso, a cicatriz ficará situada na zona de sombra dos cílios, de modo a não ficar visível.

A cirurgia é realizada normalmente com anestesia local em regime de cirurgia de ambulatório e demora cerca de 1 hora e meia a 2 horas.
Após a cirurgia, o paciente pode sentir ardor nas pálpebras pela sensibilidade do local, mas não é comum sentir muita dor. Algumas equimoses (manchas roxas) e inchaço são comuns ao redor dos olhos, nos primeiros dias. Os pontos de sutura são removidos três a cinco dias após a cirurgia. A recuperação ocorre em uma semana e as marcas desaparecem em torno de duas a três semanas. Já as cicatrizes tornam-se inaparentes ao fim de seis a doze meses, na maioria dos casos.

Em todos os casos, a avaliação clínica pré e pós-operatória são fundamentais para o sucesso da cirurgia, evitando-se riscos desnecessários e resultados adversos, como infecções, e formação de quelóides.