Preenchimento

Consiste na na injeção intradérmica (dentro da pele) ou subdérmica de (embaixo da pele) de diversas substâncias com a finalidade de atenuar rugas, sulco e linhas de expressão, dando ao rosto uma aparência mais jovem.

A técnica é utilizada com maior freqüência para atenuar o sulco nasogeniano, aquele que se acentua com o sorriso e vai do canto do nariz ao canto da boca (“bigode chinês”) ou as rugas ao redor dos lábios (“código de barras”). Entre outras indicações bastante freqüentes podemos citar o uso de preenchedores para correção do contorno labial e aumento do volume labial, correção de cicatrizes de acne e aumento de volume em áreas do corpo onde ocorre perda de gordura com o envelhecimento.
O tratamento com preenchedores foi desenvolvido por dermatologistas e pode ser realizado no consultório. Cerca de 30 a 60 minutos antes de iniciar o procedimento, um creme anestésico é aplicado na pele, para atenuar a sensação da picada da agulha, o que garante maior comodidade durante as sessões.
Entre os diversos tipos de preenchedores disponíveis no mercado, aqueles com efeito temporário, cuja durabilidade varia entre 6-24 meses, são os mais utilizados atualmente, por proporcionarem bons resultados estéticos e grande perfil de segurança, com baixos riscos de efeitos indesejáveis após a sua aplicação. Os mais utilizados na rotina dermatológica diária são:
ÁCIDO HIALURÔNICO: É o princípio ativo mais utilizado na prática médica. O gel de ácido hialurônico é implante biossintético absorvivel, composto por um polissacarídeo presente em todos os organismos vivos. A molécula de ácido hialurônico na derme tem a propriedade de reter água sem modificar a estrutura da pele.
A durabilidade do preenchedor pode variar de de 6 a 18 meses, dependendo do tamanho da molécula utilizada, da profundidade e do local da aplicação. Trata-se de gel transparente, de aplicação intradérmica ou subcutânea, utilizado para reduzir rugas superficiais e profundas, cicatrizes e para aumento de lábio e do volume facial.

ÁCIDO HIALURÔNICO + DEXTRANÔMERO: Trata-se de formulação composta por gel de ácido hialurônico associado a partículas do dextranômero Sephadex® que estimulam o colágeno. O Sephadex é um dextranômero constituído por esferas de polissacarídeos (açúcar), com superfície e tamanho altamente biocompatíveis, carregadas positivamente, que estimulam a produção de colágeno pela própria pele.

A associação destas substâncias promove preenchimento imediato e volume, trazendo maior durabilidade ao procedimento (18 meses) e alta biocompatibilidade, visto que estas são substâncias naturais da pele.

HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO + CARBOXIMETILCELULOSE: Este tipo de preenchedor apresenta em sua composição microesferas de hidroxiapatita de cálcio suspensas em gel de carboximetilcelulose que estimulam os fibroblastos a produzirem colágeno. Apresenta como característica uma longa durabilidade (18 meses), mas não é permanente, uma excelente característica para um preenchedor, além de ser biocompatível, e portanto, não apresenta risco de hipersensibilidade.

Este produto pode ser usado para a maioria das rugas e sulcos profundos e é particularmente adequado para pacientes que já tiveram experiências prévias com preenchedores mas desejam uma maior duração.

ÁCIDO POLI-L-LÁTICO: Trata-se de um polímero biodegradável seguro, que garante um índice quase nulo de efeitos colaterais. O princípio ativo estimula produção de colágeno e melhora a estrutura da pele, provocando um efeito de lifting no rosto, que dura por um período de 18 meses. Geralmente, são necessárias duas ou três sessões de aplicação, com intervalo mínimo de 30 dias, e os resultados são mais perceptíveis após a segunda sessão.

O ácido poli-l-lático é indicado principalmentelmente para preencher depressões do sulco naso-labial (“bigode chinês”), sulco lábio-mentoniano (região da boca ao queixo), aumentar as regiões malares (bochechas) em casos de atrofia, e atenuar áreas de flacidez que modifiquem o contorno facial.