MESOTERAPIA (INTRADERMOTERAPIA)

Consiste de técnica não cirurgica, realizada ambulatorialmente, utilizada no tratamento de celulite, gordura localizada, flacidez, estrias e queda de cabelos, por meio da aplicação intradérmica, subcutânea ou intramuscular de medicamentos associados, com diferentes mecanismos de ação. Só pode ser feita por médicos especializados.

O princípio básico da mesoterapia (intradermoterapia) é a aplicação de medicamentos, próximo ao local onde vai agir. Então se a medicação é aplicada no local, estará presente no ponto alvo em altas doses, e quando é absorvida e distribuída pelo organismo, se dilui e tem seu efeito muito diminuído para os outros órgãos.

O princípio farmacológico de ação varia entre as diferentes medicações utilizadas nas sessões de intradermoterapia e por isso a associação ou mescla de diferentes princípios ativos é bastante utilizada, visando aumentar a eficácia do tratamento.

Por exemplo, se a queixa do paciente for de gordura localizada, devem ser utilizadas mesclas que contenham principalmente substâncias lipolíticas, responsáveis pelo rompimento das células de gordura.
Já nos casos de celulite (lipodistrofia ginóide), devem ser priorizadas mesclas de substâncias que possuam diferentes mecanismos de ação, atuando na diminuição da celulite por estimular a microcirculação, restaurando a permeabilidade dos capilares, melhorando a drenagem linfática local e reduzindo o edema (inchaço), além de promover a lipólise (redução da gordura localizada) nas áreas afetadas.

O procedimento geralmente é bem tolerado. As medicações são aplicadas com uma agulha fina e são feitas puncturas a cada 1 ou 2 cm do local a ser tratado. A duração das sessões varia entre 30 a 40 minutos e são realizadas em média de 10 a 12 sessões, com intervalos de 7 a 14 dias.