Cirurgia de Tumores

Corresponde à retirada da lesão com margens de segurança, que variam conforme o tipo de tumor. Após a retirada da lesão,  a pele é fechada com pontos. A excisão cirúrgica pode ser realizada em todos os tipos de câncer de pele, sendo o tratamento de escolha para o melanoma.

Quando se cria uma ferida cirúrgica após a retirada do câncer de pele, o primeiro passo é tentar corrigi-la com fechamento direto das bordas. Se o defeito criado pela ferida cirúrgica for muito grande, não se consegue aproximar as bordas, e nesses casos podem utilizadas outras técnicas cirúrgicas corretivas, utilizando-se de retalhos ou enxertos de pele.
Quando a reconstrução cirúrgica é feita com o uso de retalho, um segmento da pele e subcutâneo localizado na periferia da lesão é mobilizado, com a finalidade de preencher e corrigir a área da ferida cirúrgica. Já um enxerto é um pedaço de pele retirado de uma área corpórea – a área doadora –e transferido a outra, a área receptora, com a mesma finalidade de corrigir o defeito cirúrgico decorrente da retirada do tumor.