Crioterapia com nitrogênio líquido

Criocirurgia é o uso do frio para tratamento de diversas doenças de pele. O nitrogênio líquido, quando aplicado sobre a pele, provoca o congelamento das lesões cutâneas e reduz sua temperatura para muito abaixo de zero (-196°C). Este congelamento rápido e intenso provoca morte celular e consequente destruição das regiões afetadas pela doença.

O procedimento é indicado para o tratamento de tumores benignos e de alguns tumores malignos, desde que sejam mais superficiais e com características clínicas menos agressivas, como o Carcinoma Basocelular e a Doença de Bowen (Carcinoma Espinocelular superficial), além de ser amplamente utilizado para a remoção de verrugas virais, molusco contagioso, queratoses seborreicas, manchas solares ou senis (melanoses solares e leucodermias solares), queratoses actínicas, acrocórdons e hemangiomas.

A aplicação é feita por meio de um spray que borrifa um jato de nitrogênio líquido diretamente na lesão ou através de ponteiras previamente congeladas que são encostadas na pele a ser tratada. Nos dias seguintes ao procedimento, pode ocorrer avermelhamento, inchaço e até mesmo a formação de bolhas, mas na maioria dos casos ocorre apenas o escurecimento da lesão e a formação de uma crosta que cai em cerca de 7a 30 dias.

A criocirurgia é também uma boa alternativa para indivíduos portadores de marcapasso que não podem fazer um tratamento com o uso do bisturi elétrico, pacientes em uso de alguns anticoagulantes orais que não podem se submeter a cirurgias convencionais, idosos com outras alterações clínicas que dificultem o ato cirurgico, e até mesmo pessoas com pânico de submeter-se a cirurgias.