Psoríase

Doença inflamatória crônica que afeta 1-2% da população mundial, caracterizada pela presença de placas eritematosas (“avermelhadas”) e descamativas. Pode surgir em qualquer área do corpo, sendo freqüente nas áreas extensoras dos membros, como cotovelos e joelhos, região lombar e couro cabeludo. Pode ou não ser acompanhada de prurido.

Outras formas clínicas:

  • Psoríase invertida: atinge as flexuras do corpo como axilas, virilhas, dobras dos cotovelos e joelhos.
  • Psoríase ungueal – presença de depressões, sulcos, alterações na espessura e/ou coloração das unhas.
  • Psoríase pustulosa – caracterizada pela formação de pústulas (lesões com conteúdo purulento) nas placas eritematosas.
  • Psoríase artropática ou artrite psoriática – acomete as articulações, provocando inflamação e dor.
  • É importante salientar que a psoríase não é contagiosa. Sua causa é desconhecida, mas estudos mostram associação com fatores genéticos e imunológicos, e agravamento com estresse emocional, infecções, medicamentos (antiinflamatórios, por exemplo), variações climáticas (piora no frio), alcoolismo e traumatismos na pele.

    A escolha do tratamento vai depender da gravidade do quadro, da idade do paciente e da localização das lesões. O acompanhamento psicológico profissional é útil em muitos casos. Os principais tratamentos envolvem a associação de medicamentos tópicos, com exposição a uma fonte de luz, como a Fototerapia com ultravioleta; a Helioterapia (luz solar), ou mais recentemente a utilização de laser (Excimer 308), sempre com o acompanhamento de um dermatologista. Para os casos mais graves existem opções de medicamentos sistêmicos como a acitretina, os imunossupressores e os biológicos, todos com necessidade de controle rigoroso através de exames laboratoriais.

    This entry was posted in Dicas de Dermatologia. Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>