Cabelos – Sinal de Maturidade



O aparecimento dos fios brancos não tem só a ver com idade cronológica, envelhecimento ou aposentadoria. É uma questão genética. Tanto que tem gente que aos 25 anos já apresenta cabelos brancos espalhados pela cabeça. Outros, entretanto, só vão se deparar com os primeiros aos 40 anos. Assim Como você nasceu com olhos azuis ou castanhos, também veio ao mundo com genes programados para diminuir a produção de um certo pigmento que dá cor aos cabelos, no seu tempo devido.
 
Tintura natural

A cor de pêlos e cabelos é determinada pela melanina produzida nos fios. Num determinado momento, o pigmento pára de ser produzido e eles vão perdendo a cor, ficando esbranquiçados. O Processo, conhecido como canície, não tem hora para começar, nem como evitar. Entretanto, é bom ficar de olho na cabeça dos parentes.

Se seus pais ficarem grisalhos ainda na juventude ou em idade mais avançada, você deve ter herdado a mesma tendência.
 
Como é a genética que tem grande parcela de culpa, é bom saber que o stress causado por uma situação traumática não deixa ninguém de cabelo branco, como se costuma acreditar. Ele pode é acelerar um processo que já estava marcado para acontecer. Outro fator, não muito comum, mas que também favorece o aparecimento dos brancos, é a falta de cobre na alimentação. O Problema costuma ser resolvido comendo mais chocolate meio amargo e frutos dos mar, que são ricos no nutriente. Mais um bom motivo para que eles não faltem na sua dieta.
 
Mudança de hábito
Identificar os primeiros fios brancos assusta. É um sinal de que o organismo está envelhecendo. Excluído o fator genético, esse sintoma, em parte, é real. A partir dos 40 anos, a oleosidade natural do couro cabeludo diminui, e os cabelos se tornam mais ressecados e quebradiços.
 
Na época da menopausa, em torno dos 50 anos, as mulheres sofrem uma queda na produção dos hormônios femininos, principalmente o estrógeno. O resultado é que o cabelo fica mais fino e perde o volume. Já os homens encaram o aparecimento dos cabelos brancos com mais naturalidade e alguns até se sentem mais seguros de seu aspecto. Na opinião de parte das mulheres, eles de fato se tornam mais charmosos. No entanto, há quem não veja graça nenhuma quando precisam encarar esse sinal de entrada da vida madura. Seja qual for sua decisão, de assumir ou não seus cabelos brancos, nunca descuide deles.
 
Belo Disfarce

  • Para quem está no começo do processo, a henna é uma ótima opção. Além de esconder o branco e dar efeito de luzes, o produto ainda trata o cabelo. A henna é um produto natural, extraído da folha da árvore Lawsonia inermis Linné, originária do norte da África e Índia. Ela hidrata, amacia e dá brilho. Pode ser aplicada a cada mês.
  • Aí vai uma dica para as mulheres de cabelos escuros que têm apenas alguns fios brancos ou que foram surpreendidas por um compromisso de última hora. Se não deu tempo de fazer retoque no tonalizante, dê uma pincelada de máscara para cílios nos brancos. A cor da máscara deve ser compátivel com a do cabelo.
  • Luzes e reflexos prateados dão um ótimo resultado, tanto para homens como mulheres.
  • Já a tinta deve ser usada apenas para esconder grandes quantidades de brancos, pois resseca demais os fios. Cuidado na hora de escolhê-la. Antigamente, as tinturas tinham 7% de amônia, o que prejudica demais os cabelos. Hoje já existem marcas com apenas 1%.
  • Se você optar por assumir os brancos, não descuide da saúde dos fios. Use xampus específicos para que eles não adquiram aspecto amarelado.
  • Ao contrário do que se diz, os fios brancos não são mais grossos nem mais rebeldes que os demais. Eles têm a mesma estrutura, só perderam a cor. Portanto nada de arrancá-los.

 
Fonte: Revista “Coop” de Maio de 2006
Consultoria: Dr. Jefferson Alfredo de Barros – Dermatologista

This entry was posted in Dicas de Dermatologia. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>