Cirurgia Micrográfica de MOHS: Segurança e eficácia no tratamento do câncer de pele
.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs é indicada especificamente para tratamento do câncer de pele e atualmente é considerada a mais eficaz e segura, porque proporciona os maiores índices de cura e boa recuperação pós-operatória, com resultados estéticos satisfatórios.

A sua maior especificidade e eficácia se deve ao fato do exame microscópico (anátomo-patológico) das margens da lesão ser realizado durante a própria cirurgia, evitando que se deixe restos de tumor no local.

Na Cirurgia Micrográfica de Mohs, o tumor é retirado com mínimas margens de pele saudável ao seu redor que são submetidas a exame. O paciente aguarda enquanto estes fragmentos são processados por exame de congelação e examinados ao microscópio. Se houver alguma margem comprometida, é feita nova retirada de tecido das margens, até que elas estejam todas negativas.

Já na cirurgia convencional, o tumor é retirado com margens de segurança e depois é enviado para o exame anátomo-patológico em clínicas especializadas, e os resultados ficam prontos em 1 a 2 semanas. Como, nestes casos, a retirada do tumor é feita com margens de segurança estimadas apenas pela visualização do cirurgião dermatológico, os riscos de permanecerem resíduos do tumor são maiores.

A Cirurgia Micrográfica é indicada para o tratamento de tumores que já haviam sido retirados anteriormente e voltaram a surgir no mesmo local, e também de tumores grandes, que medem acima de 2 cm, com limites mal definidos, ou que se localizam em áreas delicadas, como ao redor dos olhos, boca, nariz e outros locais, onde seja necessária a retirada mínima da pele ao redor do tumor, que não está comprometida pela doença, para não gerar deformidades.

Os tumores agressivos como os carcinomas basocelulares esclerodermiformes, os carcinomas basocelulares metatípicos, os carcinomas espinocelulares indiferenciados, dermatofibrossarcoma protuberans e tumores anexiais também são indicações precisas para a realização deste procedimento.

This entry was posted in Dicas de Dermatologia. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>